Exame Sexagem Fetal (Sexo Fetal)

Informações:

Há mais de vinte anos é sabido que células fetais circulam em sangue materno, e essas células são uma valiosa ferramenta no diagnóstico não invasivo de desordens genéticas fetais. Avanços significativos nessa área foram alcançados desde então.

Sabemos que os seres humanos possuem 46 cromossomos dois quais dois deles são os cromossomos sexuais, que definem o sexo biológico de cada indivíduo. Geneticamente, as mulheres apresentam dois cromossomos X e os homens um cromossomo X e um Y. Portando, é possível determinar o sexo biológico através da presença do cromossomo Y (masculino) ou de sua ausência (feminino).

O Centro Paulista de Diagnóstico, Pesquisa e Treinamento realiza o teste de SEXAGEM FETAL em sua rotina, onde a futura mamãe poderá saber o sexo do seu bebê a partir da sétima semana de gestação, necessitando apenas da retirada de uma amostra de sangue (8 a 10 ml) e aguardar até 3* dias úteis para saber o resultado.

Como o teste funciona: Durante a gestação as células do bebê (DNA fetal) estão circulando no sangue materno. Através da técnica de PCR em tempo real, a partir da 7ª semana de gestação (pouco mais que um mês), já podemos identificar o sexo biológico do bebê através da presença ou ausência do cromossomo Y no sangue dessa gestante. Ou seja, como a mulher não possui o cromossomo Y, se este estiver circulante em seu sangue, sabemos que o bebê é do sexo masculino. Deste modo, através dessa técnica não invasiva, podemos identificar com precisão acima de 99% o sexo biológico do bebê quase ao mesmo tempo do resultado positivo da gestação.

No caso das mamães que estão esperando gêmeos, temos duas possibilidades:
» gestação gemelar bivitelina (onde há a formação de dois indivíduos a partir de dois óvulos diferentes fecundados por espermatozoides diferentes - formação de duas placentas): nesse caso é possível saber o sexo de pelo menos um dos bebês. Se for detectado a presença do cromossomo Y no sangue materno, sabemos que existe pelo menos um bebê do sexo masculino. Caso não seja detectado o cromossomo Y no sangue materno, podemos afirmar que os dois bebês são do sexo feminino.
» gestação gemelar univitelina (formados a partir da fecundação de um mesmo óvulo e espermatozoide e futura divisão - formação de uma única placenta), o resultado será o mesmo para ambos os bebês, então é possível identificar o sexo dos dois.

Orientações de Coleta:

- Gestantes a partir da 7ª semana de gestação.
- Coletar 02 tubo (5 ml) de sangue periférico materno em tubo de tampa roxa (EDTA).

Prazo de Entrega do Resultado:

Em até 3 dias úteis*

* em 10% dos casos o resultado poderá ser liberado em até 10 dias.

Pré-agendamento:

Processando Agendamento!

Aguarde...

Preencha os campos abaixo e receba em até 24 horas nosso retorno por e-mail.

Obs.: Em caso de urgência, ligue para clínica (16) 3911-8987 e faça seu agendamento.

» Normas do pré-agendamento on-line.

 

* Confira os campos com observações, pois pode ter algum campo em branco ou com preenchimento errado!