Exame Sexagem Fetal (Sexo Fetal)

Informações:

Há mais de vinte anos atrás se sabe que circula células fetais em sangue materno, e que futuramente essas células fetais poderiam ser uma valiosa ferramenta no diagnóstico não invasivo de desordens genéticas fetais. Avanços significantivos nessa área foram alcançados. Em 1989, Lo e seus colaboradores demonstraram que essas células fetais (DNA fetal) poderiam ser detectadas através de um método de biologia molecular chamada Reação em Cadeia de Polimerase, ou PCR como é mais conhecida. A técnica de PCR é capaz de detectar pequenas quantidades de DNA e até mesmo identificá-lo, como por exemplo é feito no exame de reconhecimento de paternidade.

Todos sabem que os seres humanos são identificados pelo sexo. Geneticamente, tanto as mulheres como os homens apresentam 46 cromossomos. Porém o que nos diferencia como sendo do sexo masculino e feminino são os cromossomos sexuais. As mulheres apresentam dois cromossomos X e os homens um cromossomo X e um Y. Portando, o que determina o sexo é a presença do cromossomo Y (homem) ou não (mulher).

Durante a gestação, portanto, sabemos que as células do bebê (DNA fetal) estão circulando no sangue da gestante. Através da técnica de PCR, a partir de 7 semanas de gestação (pouco mais que um mês de gestação), podemos identificar se o bebê é do sexo masculino ou feminino, identificando a presença ou ausência do cromossomo Y no sangue dessa gestante. Ou seja, como a mulher não possui o cromossomo Y, se este estiver circulante em seu sangue, o bebê é do sexo masculino. Deste modo, através de técnica não invasiva que é a coleta de sangue periférico materno, podemos identificar com quase 100% de confiabilidade o sexo do bebê quase ao mesmo tempo do resultado positivo da gestação.

O Centro Paulista de Diagnóstico, Pesquisa e Treinamento já dispõe desse tipo de exame na sua rotina (com máquina de PCR em Tempo Real), onde a futura mamãe poderá saber o sexo do seu futuro filho, necessitando apenas de retirar 8 a 10 ml de sangue e aguardar até 3* dias úteis para saber o resultado.

Orientações de Coleta:

- Gestantes de qualquer idade gestacional a partir de 7 semanas de gestação.
- Coletar 01 tubo (5 ml) de sangue periférico materno em tubo BD Vacutainer® PPT T (Plasma Preparation Tube), sem o uso de heparina ou seringa heparinizada + 01 tubo de tampa roxa (EDTA). CENTRIFUGAR a uma velocidade de (3.000 rpm por 10 min), SOMENTE o tubo PPT.

Prazo de Entrega do Resultado:

Em até 3 dias úteis*

* em 10% dos casos o resultado poderá ser liberado em até 10 dias.

Pré-agendamento:

Processando Agendamento!

Aguarde...

Preencha os campos abaixo e receba em até 24 horas nosso retorno por e-mail.

Obs.: Em caso de urgência, ligue para clínica (16) 3911-8987 e faça seu agendamento.

» Normas do pré-agendamento on-line.

 

* Confira os campos com observações, pois pode ter algum campo em branco ou com preenchimento errado!