Exame Citocinas Th1 e Th2

Informações:

Exames especializados em Reprodução Assistida e Imunologia da Gestação

Sabe-se que a resposta linfocitária do tipo Th1 induz citotoxicidade e resposta inflamatória decorrente da produção de interleucinas como a IL-2, o interferon-gama (IFN-gama) e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), enquanto que a resposta Th2 produz citocinas como IL-4, IL-5, IL-6 e IL-10, que são importantes na formação de anticorpos. Células Th1 e Th2 desempenham papéis distintos em várias condições fisiológicas ou patológicas.

Acredita-se, atualmente, que uma gestação bem sucedida é decorrente de uma predominância da atividade Th2, sendo que a Th1 poderia ser deletéria para o desenvolvimento da gestação. Estudos em humanos já demonstraram uma maior produção de citocinas Th1 (IL-2 e IFN-gama) e menor produção de IL-10 em casos de abortamentos de repetição. Neste aspecto, é conhecido que a imunidade celular desempenha um papel crucial na rejeição a transplantes, enquanto que a geração de citocinas do tipo Th2 é favorável à aceitação dos mesmos.

Apesar da presença de antígenos do MHC paternos, o embrião, em gestações normais, não é rejeitado pelo sistema imune materno. Acredita-se que, entre outros mecanismos, a resposta Th2 poderia proteger o embrião contra esta possível rejeição. Contrariamente, citocinas Th1, como o TNF-alfa, estimulam a apoptose de células trofoblásticas das vilosidades primárias. O aumento da relação Th1/Th2 já foi observado não apenas em casos de abortamentos de repetição, mas também de múltiplas falhas de implantação em ciclos de fertilização in vitro.

Orientações de Coleta:

Coletar 01 tubo seco com gel separador de tampa amarela (soro).

Pedimos, sempre que possível, centrifugar (3000 rpm / 10 min) o tubo tampa amarela com gel separador (SORO), e enviar o material com gelo reciclável.

Prazo de Entrega do Resultado:

Em até 10 dias úteis*

* em 10% dos casos o resultado poderá ter atraso na data da liberação.

Pré-agendamento:

Processando Agendamento!

Aguarde...

Preencha os campos abaixo e receba em até 24 horas nosso retorno por e-mail.

Obs.: Em caso de urgência, ligue para clínica (16) 3911-8987 e faça seu agendamento.

» Normas do pré-agendamento on-line.

 

* Confira os campos com observações, pois pode ter algum campo em branco ou com preenchimento errado!