Exame Anticorpos Antianexina V

Informações:

Exames especializados em Reprodução Assistida e Imunologia da Gestação

A anexina V já foi localizada nas microvilosidades trofoblásticas da placenta e já se demonstrou que é consititutivamente expressa em culturas de trofoblasto, onde impede a trombose intervilosa, devendo promover o fluxo sangüíneo útero-placentário. Uma vez que a anexina V inibe a ligação dos anticorpos anti-fosfolípides ao complexo B2GP1-fosfolípides, foi sugerido que os anticorpos anti-fosfolípides (aPL) podem causar deslocamento da anexina V da superfície sinciciotrofoblástica e torná-la pró-coagulante.

Estudos recentes demonstraram que a anexina V está diminuída em pacientes com altas concentrações de aPL e com história de natimortos recorrentes ou perdas tardias da gestação. É possível, também, que a interferência mediada pelos aPL com a anexina V possa interferir no processo de formação do sinciciotrofoblasto, proporcionando um mecanismo alternativo para a função placentária anormal.

Estudo sobre a presença de anticorpos antianexina V em pacientes com LES - Lupus Eritematoso Sistêmico, encontrou maior incidência de trombose venosa ou arterial, óbito fetal e tempo aumentado de tromboplastina parcial ativada em pacientes com tais anticorpos. Os resultados confirmam que os anticorpos anti-anexina V podem se associar com eventos trombóticos. Outro estudo verificou maior prevalência de anticorpos antianexina V em mulheres com história de abortamentos de repetição e de falhas repetidas de FIV, quando comparadas com mulheres gestantes e não gestantes sem história de infertilidade.

Desta forma, a dosagem de anticorpos antianexina V constitui mais um útil instrumento de investigação de casos de infertilidade possivelmente associados a trombofilias.

Orientações de Coleta:

Coletar 01 tubo seco com gel separador de tampa amarela (soro).

Pedimos, sempre que possível, centrifugar (3000 rpm / 10 min) o tubo tampa amarela com gel separador (SORO), e enviar o material com gelo reciclável.

Prazo de Entrega do Resultado:

Em até 10 dias úteis*

* em 10% dos casos o resultado poderá ter atraso na data da liberação.

Pré-agendamento:

Processando Agendamento!

Aguarde...

Preencha os campos abaixo e receba em até 24 horas nosso retorno por e-mail.

Obs.: Em caso de urgência, ligue para clínica (16) 3911-8987 e faça seu agendamento.

» Normas do pré-agendamento on-line.

 

* Confira os campos com observações, pois pode ter algum campo em branco ou com preenchimento errado!