Exame NIPT (Teste Pré-Natal Não Invasivo)

Informações:

O Centro Paulista de Diagnóstico, Pesquisa e Treinamento (CPDP) já dispõe de um exame denominado Teste Pré-Natal Não-Invasivo (NIPT) destinado à identificação precoce de diversas desordens genéticas fetais utilizando o sangue materno. O exame pode ser realizado a partir da 9ª semana de gestação e o resultado sai em até 10 dias úteis.

Atualmente, para identificação precoce de anomalias no feto, as mulheres grávidas contam apenas com o teste de translucência nucal (ultrassom), que pode ser associado a marcadores bioquímicos no sangue materno. Havendo alteração, indica-se geralmente a realização de testes chamados "invasivos" para confirmação do resultado. Dentre os testes invasivos, estão a amniocentese e a biópsia de vilosidade coriônica, que podem apresentar riscos tanto para o feto, como para a mãe, incluindo o risco de perda da gravidez.

Ao contrário dos testes invasivos, esse novo teste genético (NIPT) não oferece qualquer risco ao feto ou a mãe. Através de uma única amostra de sangue materno (10 mL), que contém bilhões de fragmentos de DNA do feto, é possível o diagnóstico precoce de desordens genéticas que possam acometer o bebê. O teste é realizado por sequenciamento de nova geração que apresenta alta acurácia (acima de 99%) na identificação de anomalias associadas com o número irregular de cromossomos no feto, tais como a síndrome de Down (trissomia 21), síndrome de Edwards (trissomia 18), síndrome de Patau (trissomia 13), anomalias dos cromossomos sexuais (síndrome de Turner - XO, síndrome de Klinefelter - XXY, triplo X e síndrome de Jacobs - XYY) e também na identificação da microdeleção do cromossomo 22 (22q11.2). A novidade é que já está disponível o NIPT+deleções que é um exame mais completo no qual é possível detectar adicionalmente algumas síndromes de deleção: Cri du Chat(5p-), 1p36, Prader-Willi/Angelman(15q11.2).

 




Clique no botão ao lado para fazer o donwload do PDF e conhecer mais detalhes sobre o exame.

Orientações de Coleta:

Para obter orientações sobre a coleta desse exame, favor entrar em contato com o CPDP.

Prazo de Entrega do Resultado:

Em até 10 dias úteis*

* Em 10% dos casos, o resultado poderá ser liberado após 10 dias úteis.

Pré-agendamento:

Processando Agendamento!

Aguarde...

Preencha os campos abaixo e receba em até 24 horas nosso retorno por e-mail.

Obs.: Em caso de urgência, ligue para clínica (16) 3911-8987 e faça seu agendamento.

» Normas do pré-agendamento on-line.

 

* Confira os campos com observações, pois pode ter algum campo em branco ou com preenchimento errado!